THE CONGOS Live debut!@Portugal


Poucos são os grupos representativos da música jamaicana que ganharam o direito a um lugar cativo na história do roots reggae, unicamente com o registo de estreia. The Congos são um desses grupos, também respeitosamente elevados a lendas da música roots com o registo de estreia “The Heart of the Congos”, obra prima dotada pelo génio de Lee Perry.
Mais de 30 anos depois da estreia, e com um novo registo “Swinging Brigde”, que reune finalmente, os elementos originais, Cedric Myton, Roy Johnson e Watty Burnett, os The Congos estreiam-se em Portugal, no próximo dia 30 Agosto!
Na Fábrica Braço de Prato em Lisboa, e acompanhados pelos One Love Family, o mais aguardado momento de roots de sempre, em Portugal, serve também como festa oficial de lançamento da produtora Taking Over Productions.


Um momento único e certamente inesquecível, repleto de boa música, cultura e mensagem tal e qual como era apresentada nos anos 70 jamaicano…tal como o próprio Cedric Myton referiu acerca da intemporalidade dos The Congos:
“The world has not changed since I started out in this business. The same message is still relevant because it is the same people who went to River Jordan and turned back.” in Jamaica Observer

Nas duas horas de vibrações positivas, e enquanto não chega o dia 30:) vamos acompanhando, promovendo e claro rodando alguns dos clássicos dos The Congos…mais novidades em breve…ah, e claro, aguardem pelo habitual passatempo, com oferta de 3 Entradas, cortesia da Taking Over ProductionsSoon Come…The Congoman is Coming!

+infos & press release:

A Taking Over Productions tem o maior prazer em apresentar pela primeiríssima vez em Portugal:
THE CONGOS (31 anos depois do famoso “THE HEART OF THE CONGOS”)

data: 30 de Agosto de 2008
local: Fábrica Braço de Prata
hora: 21h30
preço: 15 antes / 17 no dia
locais de venda: Embassy Sound – Rua Atalaia, nº 17 Bairro Alto
Crew Hassan – Rua das Portas de Santo Antão, nº 159
Earth Records – Travessa da Queimada, nº 33 Bairro Alto
infoticket e reservas: Tiago – 916453520 / 968573376, Marcos – 963221857
info: http://www.takitover.blogspot.com

Criada em 1976 por Cedric Myton (principal vocalista) e “Ashanti” Roy Johnson, aos quais se junta posteriormente Watty Burnett Lindberg “Preps” Lewis, os “The Congos” são uma das mais lendárias bandas jamaicanas de roots reggae.
Cedric despertou cedo para a música, aos dezasseis anos o seu primeiro single “Dance All Night”, gravado com a sua primeira banda, os “The Tartans”, ocupava já o primeiro lugar nas charts da música jamaicana. Posteriormente gravou também com os “The Sons of Negus”, a banda de Ras Michael. Após juntar-se a Lincoln Thompson forma os “Royal Rasses”, também conhecidos por “Rass-es”, e grava o disco “Humanity” em 1975.
Em 1976 Cedric forma os “The Congos” que, no ano seguinte, com a colaboração de Lee Scratch Perry, gravam o “Heart of the Congos”, disco que se tornou numa das principais referencias da história do roots reggae – um dos 20 melhores de todos os tempos – , e que é considerado por muitos como o mais brilhante da carreira de Perry. A música “Fisherman Row” em 2006 deu lugar a um álbum riddim “The Congos and Friends – Fisherman Style” com vários artistas reggae de diferentes épocas.
Após o sucesso de “Heart of the Congos” a banda foi-se separando, começou Johnson após o 2º álbum (“Congo Ashanti”, 1979), iniciando uma carreira a solo, e finalmente Burnett após o 3º “Image of Africa” (1979). Cedric ainda fez “Face The Music” em 1981, contudo o legado de “Heart of the Congos” revelou-se muito pesado e nenhum dos álbuns seguintes conheceu o mesmo êxito.
Em meados da década de 90, após cerca de quinze anos de separação, a banda volta a juntar-se com Lindburgh Lewis no lugar de Johnson. O álbum “Natty Dread Rise Again” (1997) marca o seu regresso, sucedem-se-lhe uma série de álbuns. O álbum de 2005 “Give Them the Rights”, gravado com a colaboração de artistas como “Sly and Robbie” e Earl “Chinna” Smith, recupera o espírito roots dos primórdios da banda.
Hoje trinta anos depois de “Heart of the Congos” , o grupo juntou-se de novo e vem a Portugal pela primeira vez partilhar o seu amor e a sua música.
Cedric Myton tem uma voz única no mundo do reggae e vem apresentar o novo álbum “Swinging Bridge”.

About these ads

Tags:

2 Responses to “THE CONGOS Live debut!@Portugal”

  1. selektad Says:

    united we stand, divided we fall

    lá estaremos todos juntos!

    valew zonareggae!

  2. 1º Aniversário TAKING OVER PRODS! THE CONGOS de volta a PORTUGAL! « ZonaReGGae Says:

    [...] de terem apadrinhado a estreia da produtora, com a primeira visita de sempre a Portugal a 30 de Agosto de 2008 na Fábrica Braço de Prata em Lisboa, o mais enigmático grupo de harmonias da Jamaica está de volta nos próximos dias 26 e 27 [...]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 55 other followers

%d bloggers like this: