ZonaReGGae Reviews…WebCam Hi-Fi -Livity is My Temple [2009 Tube Dub Sound Records]


OUTERNATINAL VERSION!!! @ MSPACE BLOG [SOON COME!]

Directamente das colinas no Sul de França, do Huge Studio, chega-nos neste final de 2009, o álbum de estreia do projecto/colectivo francês WebCam Hi-Fi, Livity is My Temple!

Formado em 1999 pelo músico/produtor Frédéric Luneau a.k.a. Fredread, WebCam Hi-Fi é um projecto na melhor tradição britânica dos soundsystems, complementando os lançamentos de estúdio com originais live acts, onde ao sound operator se juntam músicos e vocalistas!

Desde muito novo influenciado pelo trabalho dubwise de artistas como Aswad, Black Uhuru, Jah Shaka ou Twinkle Brothers, e fã de bandas míticas como The Clash ou Bad Brains!, Fredread sempre foi um activista da cena underground e da ideologia ‘Do It Yourself’.

Foi com naturalidade que este background o levou ao encontro da cena reggae/dub, criando a seu própria label, Tube Dub Sound Records, e estúdio de gravação, numa casa de madeira no topo de uma colina no Sul de França!

[WebCam Hi-Fi – Dub from the Hill!]

A Fredread juntam-se muitos outros activistas da cena Dub francesa, para dar forma á musica dos WebCam Hi-Fi: Xavier (bateria), Juan (Baixo), Fabio (trombone), Ras Martin (sax), Tooney Roots (Melodica, e frontman de outro conhecido projecto francês I-Plant) ou Sirhill (produtor/promotor na conhecida Control Tower Records).

Com lançamentos regulares desde 2004 em formato maxi 10 polegadas, os WebCam Hi-Fi já colaboraram nas suas produções com grandes nomes do reggae jamaicano como Earl Sixteen, Carlton Livingston, Tony Tuff, Ranking Joe; e do UK Roots como Kenny Knots, Madu, Tena Stelin, Humble I ou Jah Marnyah, entre muitos outros; sempre em produções inspiradas pelas origens do roots reggae, com toda a tradição do Heavy Dub bem presente!

Depois de inúmeras colaborações, e diversas tours europeia em formato soundsystem e live act, WebCam Hi-Fi apresenta agora o álbum de estreia, Livity is My Temple, com uma nova série de riddims de roots e heavy Dub pela mão de Fredread e da label Tube Dub Sound Records!

Com 8 novas composições, apresentadas ao longo de 15 temas, com uma serie de vozes convidadas, Livity is My Temple recupera também algo da tradição dos showcases, com muita versão dubwise a acompanhar os vocais, todos eles no seu estilo particular, a serem um dos grandes destaque deste álbum!

A veterania jamaicana é uma presença incontornável em Livity is My Temple, com 3 nomes do underground jamaicano: na malha de abertura Horace Martin, na única inspiração lovers rock presente, Treating mi so; Tony Roots na uplifting Happiness e nada mais nada menos que o original foundation raggamuffin Deejay, Joseph Cotton, numa potente Heavy Roots WebCam Hi-Fi production, Osmobill.

Da Costa do Marfim, surge um dos newcomers apresentados no álbum, Senykan, na malha Come On, seguido pelo inconfundível estilo do espanhol Roberto Sanchéz em Run From Dem.

Estreantes também com os WebCam Hi-Fi são as bonitas vozes da francesa Bethsabée em Same Felling, e da croata Vanya, no tema Friendship, o nosso destaque para riddim do álbum, ainda com a sempre fascinante participação de Madu Messenger na versão Grace of Jah e Grace of Dub!

Dan I, voz do conhecido projecto italiano Imperial Sound Army, o alemão Ras Seven (ambos num dos mais potentes steppers do álbum) e o britânico Zion I, presença habitual nas produções dos WebCam Hi-Fi, completam os convidados da versão CD de Livity is My Temple, que em breve apresentará mais versões na tradicional edição vinil!

A sonoridade Dub acompanha-nos ao longo de todo este novo lançamento, e como é habitual no som dos WebCam Hi-Fi as linhas de baixo pesadas estão em evidência. No entanto, em Livity is My Temple é de destacar o nível da produção levada a cabo por Fredread e Tooney Roots (masterização), e acima de tudo os excelentes arranjos de sopros que surgem em quase todos os riddims, num acompanhamento fenomenal quer às vozes quer à secção rítmica nos dub’s!

Diversas vezes comparado a colectivos da mesma linha como Twilight Circus, Nucleus Roots, Dry & Heavy ou Dubkasm; este novo trabalho dos WebCam Hi-Fi coloca o projecto certamente entre as referencias do Dub Europeu, com a particularidade de tal como todos os referidos, agradar aos amantes do roots reggae, uma essência musical que Fredread fará sempre questão de prestar tributo no seu trabalho!

Música moderna com cultura, tradição e originalidade em mais verdadeiro lançamento de Outernational Dub & Reggae Music!

+INFOS@
WEBCAM HI-FI

WEBCAM HI-FI MYSPACE

Tags: , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: