ZonaReGGae Reviews…Ras Zacharri-HerbsMan [2009 Shem Ha Bored Records]


OUTERNATINAL VERSION!!! @ MSPACE BLOG [ENTRIE: 26 NOV ’09]

Com o mercado musical sempre inundado de novos riddims, singles e muita música, por vezes demasiado direccionada para circuitos de venda crossover, a Jamaica continua, no entanto, a deixar a sua marca num aspecto da música reggae moderna: a constante emergência de talentosas vozes culturais e conscientes.

Numa tradição revivalista, que teve o seu início com nomes como Garnet Silk e Luciano, são inúmeros os chanters e singjays jamaicanos que se esforçam por manter a veia cultural das origens da música reggae, e nos últimos anos um nome em particular tem calmamente, conseguido afirmar-se como uma das referências neste novo século, Ras Zacharri!

Nascido em 1979, Bogle Brown lançou-se no mundo da música inspirado por um dos seus mentores, Buju Banton (que lhe deu o nome Ras Zacharri), e pela sua fé nos ensinamentos rastafari, que o levaram ao encontro da 12 Tribes of Israel.
Entre o single de estreia em 2000 ‘Irish Moss’, e o tema que o tornou conhecido em 2007, ‘River Jordan’ com Luciano, Ras Zacharri foi se afirmando na sua terra natal como uma das vozes mais culturais dos últimos tempos, sem nunca entrar no vicioso circuito comercial, como que se preparando para o que os últimos tempos lhe tem proporcionado.
As diversas colaborações dos últimos anos com a Roots Garden Records, One People Productions, Sugar Beat Records ou Shem Ha Bored Records, foram muito bem recebidas na Europa, tornando-o numa das rising stars internacionais do Roots Reggae Jamaicano…Estrela ou não, e títulos à parte, a verdade é que Herbsman, o álbum de estreia, coloca-o na linha da frente da nova geração de vocalistas inspirados pelos tempos do roots & culture!

Lançado no passado mês de Setembro, pela label Shem Ha Bored Records, Herbsman reflecte um modo de vida pacífico e positivo, do qual Ras Zacharri faz a sua principal mensagem para os jovens e para as nações.
Ao longo dos 11 temas originais do álbum, o estilo vocal de Ras Zacharri surpreende pela originalidade e sentimento que consegue transmitir, nas suas letras repletas de consciência e espiritualidade bem enraizadas na cultura rastafari.
A chamar a atenção desta estreia de Ras Zacharri, 3 grandes nomes jamaicanos aparecem nos habituais combination tunes Jamaicanos: Luciano no conhecido River Jordan; Gregory Issacs, no lovers rock approach deste álbum Knock Knock, e Natty King, naquele que foi o bem recebido single de estreia da Shem Ha Bored Records, Ruff Road.

Ras Zacharri´Herbsman’

Todo o talento lírico de Ras Zacharri destaca-se ao longo do álbum com temas fortes como Herbsman, Jah Reign, We Survive, Gun Boom & Bullets ou Dem I Fight I, repletos de mensagens de alerta social e consciência universal, onde o seu singjay ruff & tuff style está em grande destaque, principalmente notável na versão bonus Binghi mix do tema Dem A Fight I.

Dois instrumentais para os singles Ruff Road e Hersbman fecham um álbum, musicalmente diverso, mas sempre enraizado nas origens do reggae jamaicano. Uma cultura que Ras Zacharri tem aprofundado e compreendido certamente ao longo da sua vida, não deixando de ser ainda assim surpreendente o facto de Herbsman, ser quase uma edição de autor, com a grande maioria dos temas a serem escritos e compostos pelo próprio Ras Zacharri!

Ao lançar o seu álbum de estreia por uma label relativamente nova e independente como a Shem Ha Bored Records, Ras Zacharri demonstra que acredita na música primordialmente como um veículo para passar a sua mensagem e contribuir positivamente para o mundo e para a cultura do reggae, e o resto virá ao seu encontro certamente pelas suas, bem aceites, prestações em palco!
Do melhor Word, Sound & Power dos tempos modernos jamaicanos que ouvimos nos últimos anos!

Mais INFOS @
RAS ZACHARRI

&
SHEM HA BORED RECORDS

Tags: , ,

One Response to “ZonaReGGae Reviews…Ras Zacharri-HerbsMan [2009 Shem Ha Bored Records]”

  1. ZonaReGGae 18.11.09 @ RUA FM & Inforeggae.pt « ZonaReGGae Says:

    […] Duas Horas de Vibrações Positivas@RUAfm « ZonaReGGae Playlist 11 Novembro 2009 ZonaReGGae Reviews…Ras Zacharri-HerbsMan [2009 Shem Ha Bored Records] […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: