ZonaReGGae Reviews….Matic Horns-Increase The Peace [2009, Coptic Lion]


OUTERNATINAL VERSION!!! @ MSPACE BLOG [ENTRIE: 10 Nov. 09]

Eis que chega, para todos os amantes de roots reggae instrumental, o álbum do ano!
O segundo lançamento do londrino Henry ‘Buttons’ Tenyue a.k.a. Matic Horns, Increase The Peace, coloca o conhecido trombonista ao nível de grandes lendas da música jamaicana como Don Drummond, Rico Rodriguez ou Vin Gordon que tornaram famoso o instrumento, como ‘voz’ principal de grandes clássicos do ska, rocksteady e roots reggae.

Apesar de só recentemente começar a ser reconhecido como um dos génios musicais no estilo, através do seu lançamento de estreia, ‘400 years – Sip a Cup Showcase vol.3’ pela mão de Gussie P, Matic Horns tem uma presença invejável ao longo dos últimos 30 anos no universo do reggae britânico.
Depois de  nos anos 70 ter feito parte de bandas como os Matumbi e tocado regularmente em sessões de estúdio para grandes nomes da produção como Mafia & Fluxy, Ruff Cut, Gussie P ou Stingray; foram os anos 80 que o apresentaram ao mundo, quando em conjunto com o irmão Patrick Tenyue se juntou aos UB40 criando a secção de metais do grupo Matic Horns!

O seu talento e mestria no trombone tornaram-no num dos músicos mais procurados, tanto ao vivo como em estúdio. Nomes do reggae britânico como Aswad, Maxi Priest ou Soul II Soul; e jamaicanos como Gregory Issacs, John Holt, Freddie McGregor, Dennis Brown, Mikey Dread, Earl 16, Horace Andy, são apenas alguns de uma extensa lista de colaborações ao longo das últimas décadas!

Reservado para este ano de 2009 estava o trabalho que simultaneamente, o coloca em definitivo na linha da frente dos melhores músicos de reggae na actualidade; e demonstra o exímio entendimento que ‘Buttons’ tem de como tocar música reggae!
Lançado no passado mês de Setembro pela label Coptic Lion, os 16 temas de Increase The Peace, parecem saídos directamente de um estúdio jamaicano dos anos 70, e em parte até o são, dado grande parte dos malhas instrumentais aqui apresentados serem as riddim versions originais tocadas por músicos como Sly & Robbie, Roots Radics ou Soul Syndicate e produzidas por Bunny Striker Lee, Mike Brooks ou Keith Hudson.
O próprio Mike Brooks, veterano produtor e vocalista jamaicano, participa como produtor deste Increase the Peace, proporcionando o toque único de colocar as melodias e ‘improvisos’ do trombone de Matic Horns, ao nível sonoro dos grandes sons com que nos podemos deliciar ao longo do álbum!
Clássicos da história jamaicana como: Know Your Right (Declaration of Rights); Realisation (Old Fashioned Way); Changes (Queen of the Minstrels), Hilltop (Big Big Pollution) ou Rasta Chant (I Need a Roof), são imediatamente reconhecíveis, e até o conhecedor das inúmeras versões existentes em qualquer destes riddims, vai ficar abismado com a originalidade e naturalidade com que Matic Horns reinterpreta os temas!
Sonoridade em puro revivalismo é possível ouvir no tema Culture Rock, o único actual, em conjunto com os companheiros de longa data Mafia & Fluxy e Gussie P.

Destaque para temas como Roots Message, King ou Thinking Reggae, onde se percebe a capacidade única de Matic Horns em transmitir o seu sentimento através do trombone, algo que neste instrumento só está mesmo ao nível dos mais iluminados músicos, seja em que estilo for!

Um clássico imperdível da música reggae tocado nos tempos modernos, Increase The Peace apresenta-nos todo o espírito do roots jamaicano reencarnado na pessoa e no trombone de Matic Horns!
Blow Mr. Horsman Blow!!!

+INFOS @
MATIC HORNS

4 Responses to “ZonaReGGae Reviews….Matic Horns-Increase The Peace [2009, Coptic Lion]”

  1. ZonaReGGae 04.11.09 @ RUAfm & Inforeggae.pt « ZonaReGGae Says:

    […] [Review AQUI!] […]

  2. ZonaReGGae BEST of 2009 NOVEMBRO TOP « ZonaReGGae Says:

    […] Matic Horns – Increase The Peace 2009 Coptic […]

  3. ZonaReGGae Playlist 27 Janeiro 2010-MATIC HORNS Interview « ZonaReGGae Says:

    […] 09_Matic Horns – Changes – Increase The Peace 2009 Coptic Lion – ZonaReGGae Reviews…INCREASE THE PEACE […]

  4. Indian Says:

    That’s way the betsest answer so far!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: