ZonaReGGae reviews…GROUNDATION – Here I Am[2009-Groundation Music]


OUTERNATINAL VERSION!!! @ MSPACE BLOG [ENTRIE: 03 Nov. 09]

Mais do que um grupo de Roots Reggae moderno, os Groundation são hoje uma referência por todo o mundo, do que de mais criativo se faz dentro do estilo.
Depois de 10 anos de constante inovação e evolução, os Groundation lançaram, passado mês de Junho, o 6º registo de originais, Here I Am, uma autêntica ode á presença e importância da Humanidade como um todo, neste início de século conturbado.

Em lugar de repetir a formula (ou uma das muitas!) que o grupo criou em qualquer outro dos álbuns, Here I Am volta a inovar e demonstra uma nova fase da vida dos Groundation, desta feita criando um verdadeiro som colectivo, onde, á semelhança dos extraordinários espectáculos ao vivo, cada elemento têm naturalmente o seu espaço, para dar o seu melhor e único contributo!

O trio central do grupo, Harrisson Stafford, Ryan Newman e Marcus Urani, fazem agora acompanhar-se por novos elementos: David Chachere (trompete), Kelsey Howard (trombone), Dr.Jason Robinson (saxofone), Mingo Lewis Jr. (Congas) e Tekanawa ‘Rufus’ Haereiti na bateria, talvez o grande destaque nesta ‘nova’ formação, trazendo um singular jazzy Groove á secção rítmica do grupo.

As novidades não se ficam por aqui, com as vozes femininas Kim Pommel e Stephanie Wallace a saírem da posição única de backing vocals e darem a voz em temas como a title track Here I Am, So Blind ou Not So Simple.
Lendas do reggae jamaicano, como o percussionista Sticky Thompson, Pablo Moses e o trio original dos The Congos, são os convidados especiais em Here I Am, mais uma vez complementando a intrigante voz de Harrison Stafford, que chega mesmo a surgir apenas como back vocals no tema Time Come, onde os The Congos confirmam o porque de serem, provavelmente, o melhor trio vocal jamaicano de todos os tempos!

Musicalmente, a construção rítmica em Here I Am é soberba, mantendo a base clássica do Roots Reggae que sempre apaixonou o grupo; não deixando de ser óbvio um retorno às origens do jazz, bem marcada pela presença do primeiro tema instrumental de sempre dos Groundation em álbum, Walk Upright, ou a jam em formato improviso de Not So Simple!

Sendo obviamente um disco para o fanático dos Groundation (como qualquer outro do grupo será certamente), Here I Am, não se apresenta no entanto como um disco para puristas, deixando no ar uma tentativa de quebrar barreiras musicais, e tanto abrir os horizontes dos puristas como introduzir a música jamaicana a todos os outros!

(Groundation ao vivo (You Can Profit) no programa – Radio Arbyla – da televisão grega!)

Musicalmente único pela elaboração dos temas, Here I Am e os Groundation, destacam-se mais uma vez pela originalidade lírica. Sem cair em clichés, e ainda assim directo ao assunto, as letras de Harrison Stafford, são aqui simultaneamente apontadas ao sistema, que parece querer espremer todo e qualquer momento final da sua soberania; e a cada um de nós, apelando para a esperança, e urgência da União e Comunidade verdadeira entre todos nós…Run the Plan, By All Means, Blues Away ou You Can Profit, são algumas das mais inteligentes, verdadeiras e emotivas letras de sempre dos Groundation! A fechar, a complexidade do simples bem presente em Golan to Galilee, num cryout único para a união, onde todas as vozes do álbum se juntam para cantar:
‘From Golan to Galilee/Onto Jerusalem
that´s what I want to see/ All Love and unity
stretching through creation/As far as the Eye can see

I Rasta, I Rasta, I Rasta, I Rasta’

Se para muitos, Here I Am, não será o melhor álbum de sempre dos Groundation, certo é que este é até á data, o melhor momento musical do grupo, transpirando originalidade e em muitos instantes, toda a força e criatividade que o grupo apresenta ao vivo!

Seguem-se as Tours de alerta por todo o mundo; e grandes novidades para o ano de 2010; primeiro com o anúncio do lançamento de mais um capítulo dubwise, da série Dub Wars!
E o lançamento de Holding On to Jah, um dos mais aguardados documentários da história da música jamaicana, produzido por Harrison Stafford!
Aqui fica um pequeno avanço do que esperar!

Mais INFOS@
GROUNDATION
&
GROUDATION MUSIC
&
HOLDING ON TO JAH

Tags: , ,

One Response to “ZonaReGGae reviews…GROUNDATION – Here I Am[2009-Groundation Music]”

  1. ZonaReGGae 28.10.09 @ RUAfm & Inforeggae.pt « ZonaReGGae Says:

    […] de Vibrações Positivas@RUAfm « UNDERGROUND BEATZ::Halloween Special Edition:: ZonaReGGae reviews…GROUNDATION – Here I Am[2009-Groundation Music] […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: