ZonaReGGae 02.09.09 @ RUAfm & Inforeggae.pt


Bless!

Em delay e formato flash, antecipação para as duas horas de vibrações, ZonaReGGae HOJE no Ar 22h, 102.07 RUA FM, Online Live & Direct @ Inforeggae.pt!
-Sessão repleta de novidades e novos sons com destaque para: novos singles dos britânicos Pama International; revival ao bom estilo norte-americano com Barry & The Penetrators, Dr, Ring Ding ou The Drastics! Dubwise in session com recuperações e novas rotações para: H_Frasa, Dubalizer, Badulu Dub, Dubkasm, Abassi AllStars ou Dubsync!

-Início do mês a trazer o habitual destaque às novas entradas no BEST of 2009 @ ZonaReGGae…Mês de Agosto apresenta ainda mais uma entrada directa para Number 1 Choice do momento!
Checka todas as infos e updates @
ZonaReGGae BEST of 09 – Agosto TOP choices

-Destaque ainda para início de novo espaço mensal na emissão e blog da ZonaReGGaeDownload of the Month! A abertura desta nova sugestão mensal faz-se em jeito de tributo ao Rei da música Pop, com o extraordinário e criativo lançamento dos norte-americanos The DrasticsMJ A Rocker!

Para descobrir e dizerem de vossa justiça @
DOWLOAD OF THE MONTH#1 – The Drastics ‘MJ A ROCKER’

-Primeiros avanços para outro dos destaques vindouros nas duas horas de vibrações positivas: ‘More Univershall’. Lançamento para breve da label underground francesa Springline Records, que se une a 20 artistas na causa de angariar fundos, em auxílio do veterano jamaicano Peter Broogs. Conhecido no mundo do reggae como The International Farmer, Peter Broogs sofreu no ano de 2004 um enfarte, do qual nunca recuperou. A sua luta diária continua desde estão, e o trabalho ‘More Univershall’ espera conseguir dar a tão necessária ajuda para as despesas no tratamento e recuperação de Peter Broogs!

Um excelente lançamento de Roots e Dub, que conta com diversos nomes conhecidos, lançamos hoje os primeiros avanços (e apelos), com as participações do português RAS BRUNO, e o lendário membro dos Culture, TELFORD NELSON!
Mais infos
@
SPRINGLINE RECORDS

-O highlight semanal a novos álbuns, apresenta uma estreia absoluta pela ZonaReGGae! O 3º e novo trabalho do colectivo multicultural Londrino, The SoothSayers!
Dá pelo nome de One More Reason, e apresenta o meeting entre The Soothsayers and The Red Earth Collective.

Tal e qual o contador de histórias vidente, com visões futuristas (Um Soothsayer), os Soothsayers reinventam e precedem uma fusão de estilos musicais ligados às raízes, já há uma longa década de fervorosos espectáculos ao vivo.
Originários do Sul de Londres em Brixton, e assentes numa base de intercomunicação e colisão de culturas, há muito que este colectivo parece ter quebrado as barreiras convencionais da dita World Music, através da fusão orgânica de Nu Afro Beat, Urban Jazz, Funk e Dub Reggae.
A recriação tem sido constante, desde o Afro Beat, Jazzy Funk do 1º álbum Lost City, às incursões, Soul, Hip-Hop e Reggae do 2º trabalho, Tangled Roots, até ao mais recente lançamento One More Reason, onde o Dub encontra uma verdadeira razão de ser junto de fortes elementos sonoros de Africa.

       

À música, criação em particular de Idris Rahman (Saxphone e voz) e Robin Hopcraft (trompete e voz) acompanhados por Phil Dawson (guitarra), Kodjovi Kush (baixo) e Patrick Illingworth (bateria), juntam-se inúmeros convidados e companheiros, muitos deles presenças assíduas nas, já míticas, Red Earth Collective Sessions em Brixton no Effra (local de reunião habitual de músicos da cidade).
Servindo como base de criação, ao vivo, da roupagem musical presente no novo álbum, as mencionadas sessões dão ainda o nome ao encontro que One More Reason apresenta: Soothsayers meet the Red Earth Collective.

As origens e influências primárias do grupo, continuam bem presentes, com ênfase para os temas Music, Slow Down ou o experimentalista Mama Said, onde a uma espécie de spoken words de Bob Skeng, se juntam as influências Gnawa da Marroquina Djina Jones.
Como é habitual em colectivos de fusão, a qualidade e noções musicais dos Soothsayers, são extraordinárias, e num álbum onde a incursão pela sonoridade do reggae é assumida o estilo britânico acaba por ser o mais presente. Ainda assim encontramos duas obras-primas de revivalismo do roots nas malhas, We Better Learn e River Effra, onde o groove das linhas de baixo e os sopros abundantes e criativos (sem dúvida o ponto comum a toda a musicalidade do grupo) não enganam, os Soothsayers estão também enraizados na tradição jamaicana!

Daí que não seja de espantar as 3 presenças de luxo, com Linval Thompson no afro-dub History; Michael Prophet em Tears of Sorrow, e Johnny Clarke nos temas Bad Boys (já antecipado em 2008 em formato single) e Your Love. Não sendo necessariamente temas de Roots e Dub, são acima de tudo 4 musicalidades propositadas e orientadas para estas 3 lendas da música reggae, exporem o máximo das suas capacidades vocais e de consciência lírica!

Os convidados vocais não ficam por aqui, e a bonita voz de Mellow Baku, que se faz ouvir um pouco por todo o álbum em backing vocals, atinge destaque em Hold On, e na uplitfing combination, Irie, com a irmã Michie One.
O Dub em puro formato, fecha One More Reason, e com mais dois guests de topo; We Must Return to Dub, um remix de Mad Professor, para o tema We Must Return do anterior álbum, Tangled Roots, e uma UK Style versão de Nick Manasseh para o tema de Michael Prophet, Tears in Dub.

Com um nome bem adequado à filosofia musical que transmitem, os Soothsayers não só trazem a tradição britânica do Dub Reggae incorporado na raiz Africana, influenciada por nomes pioneiros como Adrian Sherwood, Jah Wooble ou Massive Attack; como transmitem uma constante política e consciente nas líricas. Antecipando por um lado, um futuro onde a fusão musical não tem limites, e por outro, um onde os líderes e a própria Humanidade tem que encontrar os seus limites…
One More Reason, é a 3ª e por aqui, a melhor razão, para conhecerem estes Soothsayers!

+INFOS @
THE SOOTHSAYERS Myspace

&
THE SOOTHSAYERS net

Para conhecer Daqui a Pouco@
ZonaReGGae – duas horas de vibrações positivas –
entre as 22h e a midnite nos 102.07 da RUAfm
e ONLINE pelo link:
ZonaReGGae ONLINE

Advertisements

One Response to “ZonaReGGae 02.09.09 @ RUAfm & Inforeggae.pt”

  1. ZonaReGGae BEST of 2009 OUTUBRO TOP « ZonaReGGae Says:

    […] meet the Red Earth Collective – One More Reason 2009 Red Earth […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: