ZonaReGGae 20.05.09 @ RUAfm & Inforeggae.pt


Bless!

Passada a semana anual mais louca aqui pela RUA fm, com a alternativa participação na Semana Académica do Algarve, estamos de volta à vida! e às emissões regulares da ZonaReGGae!

-Ainda em revisão de grandes momentos pela SA 09, e do bem sucedido Palco RUA, apresentamos hoje na sessão alguns excertos de grandes momentos por lá passados, como La Resinance, ou Freddy Locks & The Groove Missions! Um concertão do mano Freddy que trouxe em elevado nível, as boas vibrações até ao ‘País das Maravilhas’, com muitas novidades em antecipação do seu próximo álbum, algumas para conhecer, em formato LIVE, hoje na ZonaReGGae!

-O reggae nacional ainda com rotação com Prince Wadada, e os One Love Family, a prepararem para breve mais uma viagem ao Sul de Portugal! Duas noites proporcionadas pela One Love Produções, que prometem grandes festões em Faro e Évora! Mais novidades em breve!

One Love Family @ ARC Músicos – Faro (05 Junho)

One Love Family @ Espaço Celeiros – Évora (06 Junho)

-Muito som novo acumulado, em rotação na ZonaReGGae de hoje, sonoridades revivalistas com novos singles para: Culture Brown & Nu Chill; Ras Zachari & Nick Manasseh, Bobby Tenna & Bulpus, e primeiro avanço para o novo álbum dos franceses The Rockers Disciples & Chola, ‘Crossroads’!

-As vibes do Dub e inspirações electrónicas com Zion Train, Weeding Dub, Duck, Fekim…acompanhadas por um dos momentos mais aguardados do ano 2009, o lançamento do álbum de estreia de Dub Terror!

Simone Lombardi aka DubStudent aka Dub Terror é uma das mais inovadoras e futuristas presenças no mundo da produção de música Dub.
Originário de Turim (Itália), conheceu as sonoridades underground do UK Dub através do soundsystem King David Warrior, aprofundando os seus conhecimentos e ligações no mundo das linhas de baixo pesadas ao contactar com sound operators como Iration Steppas, Channel Aba Shanti-I, Alpha & Omega ou Mad Professor.

O desejo de ser produtor musical levou-o até Londres para estudar Artes Sónicas, e foi na capital inglesa que o DubStudent criou a sua identidade musical e aperfeiçoou as técnicas que caracterizam o estilo de produção Dub Terror.
Ao longo dos anos, as produções e selecções ao vivo para soundsystems de Dub ou Djs de Dubstep e os remixes e trabalhos com pioneiros das electrónicas underground como John Foxx, Adrian Sherwood ou Zion Train, ajudaram a torná-lo ele próprio um pioneiro dos tempos modernos!

Os avanços em formato singles e 12’’, desde os lançamentos de estreia com Tena Stelin Child Soldiers e No More Stress em 2005 e 2006 respectivamente, até aos mais recentes Technology e Shinobi com Echo Ranks e Turn the Tide (Brother Culture), anunciaram uma nova vaga na produção Dub, afirmada agora com o auto-intitulado LP de estreia Dub Terror!

Não poderia ser outra a label que não a Universal Egg, a mostrar ao mundo esta nova força da música , repleta de Roots Reggae Pesado, Dub sombrio, Dubstep inovador e tendências Grimme.
Dub Terror surpreende com a reintrodução de produções já lançadas, como Shinobi, uma revisita á nostalgia dos videojogos, que conta a voz de Echo Ranks em Dubmix com a versão de Santanu, ou o clássico Technology, desta feita apresentado com nova versão de Jah Marnyah em medley com o original de Echo Ranks.
As participações vocais são repletas de mensagens de alerta e completam-se com Warrior Queen em Reload Warrior, e Brother Culture em Turn The Tide, dois Dubsteps perfeitos para o flow poderoso destas duas grandes vozes!

A mostrar um lado mais sombrio, Digital Terror e 31st Century, demonstram que a cultura do Sub está bem presente na produção de Dub Terror; Push the Tempest By e Tetradis Dub, são exemplos perfeitos da música orgânica aliada à electrónica, revelando também as origens UK Dub do produtor.
A não perder, a mais criativa malha do álbum, Mr. Terror, uma complexa fusão de todas as tendências musicais de Dub Terror, numa nova versão de Plan B version (versão dub de No More Stress), a contar com a participação vocal não oficial, mas inconfundível de Horace Andy! A anunciar em grande estilo:

“Talk of di Town, Talk of di Town, Terror ah di talk of di Town…Mr Terror, rules dancehall!”

Para descobrir @
Dub Terror

Mais infos @
Universal Egg

-Em dupla sessão de destaques a novos lançamentos; e num outro lado da música dub, a sua origem no roots reggae, highlight também para o mais recente álbum da label Jamaican Recordings, ‘The Gorgon Dubwise’, a revisitar clássicas e raras, versões dub de Cornell Campbell!

Uma das mais carismáticas vozes da música jamaicana, Cornell Campbell pertence à geração Soul do Studio One, onde começou muito cedo aos 11 anos de idade, com gravações para Coxsonne Dodd como Under the Old Oak Tree ou Old King Cole.
Depois de experiencias a solo e em dueto com Alan Martin durante os anos 60, Cornell Campbell aperfeiçoou os seus dotes vocais junto dos The Uniques e do lendário Slim Smith, abrindo caminho para o seu próprio grupo The Eternals, de onde saiu um dos eternos clássicos do Studio One, Queen of the Minstrels.

A década de 70 indicou-lhe o caminho seguido por muitas das vozes do Studio One, ao encontro de Bunny Striker Lee, que viu na voz de Campbell um substituto à altura de Slim Smith, aquando da sua trágica morte em 1973.
Em conjunto com a produção inovadora de Bunny Lee, e o rockers style dos The Agroovators, Cornell Campbell afirmou-se com um dos mais fascinantes falsettos da música reggae. Natty Dread in a Greenwich Farm, Natural fact, The Lion of Judah, ou a famosa série ‘Gorgon’, ficaram como hits eternos da melhor época de Cornell Campbell, nesta altura claramente influenciado pela vivência rastafari do roots reggae.

The Gorgon Dubwise, reúne 16 versões dub, muitas originais, outras clássicas covers versions, da época em parceria com Bunny Lee. Apesar de Cornell Campbell ser uma presença vocal em inúmeros álbuns de dub versions da história jamaicana (talvez pela sua diversidade de estilos viajar pelo lovers rock, roots reggae ou dancehall), The Gorgon Dubwise tem o carisma de uma colêctanea pensada para reunir alguns dos seus melhores e mais raros momentos em versão dub, quase sempre no original Flyers Rocker style característico da produção de Bunny Lee!

Judah Dub, 100 Pound of Dub, Pity Dub ou Educate Them in Dub são extraordinárias versões aqui incluídas, bem como as raridades Just a Moment ou General Dub, a mais rara versão do Gorgon riddim.
Uma colecção que demonstra a importância crucial da voz para tornar um dub cut num momento de magia, algo que a presença de Cornell Campbell permite como muito poucos!

Como muitas lendas do early reggae e do roots, os anos 80 anteciparam a reforma do mundo da música. São raras as aparições de Cornell Campbell na actualidade, mas este The Gorgon Dubwise mostra o porque de durante tanto tempo ter sido The Ruler of Dis Ya Dance!

-O Roots segue em força com recuperações para Leroy Brown, King Tubby, Mikey Ras Starr, Rod Taylor, ou uma das nossas presenças favoritas da cena jamaicana, Little Roy, com novo single hoje em apresentação!

-Chegou fora de horas, mas chegou! A habitual compensação pela ausência das duas horas de vibrações positivas, em semana de ‘queima das fitas’, o segundo número das Humble Won´t Stumble Dubmix Selections!
Uma hora em formato mixtape, a reunir alguns dos riddim /dub mixes, apresentados durante o programa nos últimos tempos! Desta feita dedicada aos sons Revivalistas e Uk Dubwise, podem descarregar no nosso podcast
,ou checkar links e infos alternativas, no blog do nosso myspace @
Humble Won´t Stumble Dubmix Selections #2

Check ya later @
ZonaReGGae – duas horas de vibrações positivas –
entre as 22h e a midnite nos 102.07 da RUAfm
e ONLINE pelo link:
ZonaReGGae ONLINE

5 Responses to “ZonaReGGae 20.05.09 @ RUAfm & Inforeggae.pt”

  1. ZonaReGGae BEST of 2009 MAIO TOP « ZonaReGGae Says:

    […] Terror – Dub Terror 2009 Universal […]

  2. ZonaReGGae BEST of 2009 JUNHO TOP « ZonaReGGae Says:

    […] Terror – Dub Terror 2009 Universal […]

  3. ZonaReGGae BEST of 2009 JULHO TOP « ZonaReGGae Says:

    […] Terror – Dub Terror 2009 Universal […]

  4. ZonaReGGae BEST of 2009 NOVEMBRO TOP « ZonaReGGae Says:

    […] Terror – Dub Terror 2009 Universal […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: