ZonaReGGae 11.03.09 @ RUAfm & Inforeggae.pt


Irie!

Mais duas grandes horas de vibrações positivas em rotação hoje nos 102.07 da RUAfm, ONLINE, ao vivo e em directo @ Inforeggae.pt!

Mega viagem pelo reggae jamaicano em sessão; desde as novas vozes, passando pela dancefloor dos 80T´s até à roots arena, muito som original em sequência com: Formulla, Richie Spice, Junior Kelly, Rootz Underground, Walter Saw, King Everald, Brigadier Jerry, Derrick Morgan ou Johnny Osbourne!

-Em destaque, 2º sound preview ao evento Dub Chapters Vol.1! Para saberes tudo sobre este momento/movimento impulsionador da cultura Dub em Portugal, visita o espaço da crew

Dub Chapters Production

…e o nosso flash:)

DUB CHAPTERS VOL.1 – 28 Março – Underground Lisbon

Mais sonoridades Dub & Steppers em rotação com os convidados deste 1º volume Dub Chapters: Vibronics, Web Cam Hi Fi, Echo Ranks…hoje com highlight para o mais recente lançamento dos Weeding Dub com Humble I ‘Resilient EP’, pela Control Tower Records!

-Não faltam ainda os sons revivalistas com grandes recuperações para Groundation, Taj Weekes & Adowa, Dub One!&Reason…Novidades em antecipação a futuros highlights para Midnite, Higher Bound crew e Ishence! E destaque a uma das grandes vozes do cena soundsystem europeia, Lyrical Benjie!

-O destaque a novos álbuns, apresenta o lançamento de 2008, pela Easy Star Records, “Amplify”, mais recente trabalho dos renovados John Brown’s Body!


A chamada música progressiva, é nos dias de hoje uma corrente que atinge todo e qualquer género musical. Podendo ser entendido como um estilo, o progressivo revela uma vontade criativa de introduzir elementos novos, ou até mesmo estranhos, ao género musical em questão.
Norte da Europa, Ásia ou Estados Unidos da América, são alguns dos pontos do globo, onde o estilo progressivo atinge proporções maiores, e é nos último que encontramos uma das mais empenhadas bandas de reggae em quebrar pré-conceitos associados ao estilo, os John Brown’s Body!

Fundados em 1995, e ‘baptizados’ em honra do abolicionista da escravatura, o americano John Brown (1800-1859), os John Browns Body, foram durante a 2ª metade dos anos 90, aclamados como uma das melhores bandas de roots reggae norte-americanas, a par dos 10ft Ganja Plant.
Depois de 3 álbuns (All Time[’96] , Among Them [’99], This Day [2000]), os últimos anos das banda tem revelado muitas mudanças e incursões pelo experimentalismo, principalmente no álbum de 2005, Pressure Points, o último a contar com o veterano vocalista Kevin Kinsella.

Liderados agora por Elliot Martin, back up vocals do grupo desde o 2ª álbum há quase 10 anos, o ano de 2008, trouxe uma nova vida aos John Brown Body, com o lançamento do novo álbum ‘Amplify’.

Para além de uma quase total renovação dos elementos, e uma serie de colaborações com convidados, ‘Amplify‘, concretiza o trabalho de evolução dos últimos 2 lançamentos e revela finalmente os JBB como a banda de reggae progressivo. Para alguns, a fusão do estilo clássico dos anos 70 ingleses, com o indie rock, hip-hop ou instrumentos Africanos, traduz-se mesmo numa espécie nova de Reggae do Futuro…
Apesar da abrangência de sentidos que esta expressão possa causar, a verdade é que ‘Amplify’ é diferente de tudo aquilo que já se ouviu, no universo da fusão de estilos com o reggae como ponto central. Se os ‘progressivos’ se vão maravilhar com a extrema instrumentação repleta de sintetizadores, ou com a lírica de Elliot Martin; os fãs das raízes também encontrarão aqui identificação suficiente, através dos grandes arranjos de sopros.

A completar em grande a filosofia progressiva de ‘Amplify’, os JBB convidaram aquele que consideram ser o artista mais progressivo do reggae moderno, Vaughn Benjamin dos Midnite, para colaborar na malha Speak of the Devil, o mais conseguido tema de Amplify, a revelar uma faceta Dub que se espera ver explorada num futuro trabalho!
Por enquanto, e já com lançamento agendado para dia 17 de Março também pela Easy Star Records, os fãs contentam-se com o novo “Re-Amplify”, EP de conceito remix, com as participações de Dubmatix, Wrongtom, Goldie Locks, Tommy Sunshine ou Blue King Brown!


+infos

John Browns Body

Check it later! @

ZonaReGGae – duas horas de vibrações positivas –
entre as 22h e a midnite nos 102.07 da RUAfm
e ONLINE pelo link:
ZonaReGGae ONLINE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: