ZonaReGGae 04.03.2009@RUAfm & Inforeggae.pt


Bless!

O melhor Roots, Dub & Revival Reggae in session, hoje nos 102.07 da RUAfm, e ONLINE Live & Direct @ Inforeggae.pt!

-As sonoridades revivalistas do Ska e Rocksteady de volta às selecções, com recuperações e avanços para, Dave Barker & Alberto Tarin; Gramophone AllStars, Soweto, Skatalites!

Roots e Dub moderno em rotação repleta de novidades com novos sons de: First Light Orchestra, Benjammin, El Bazar Orchestra, Mungos Hi-Fi, Zion Train, Ragana!
Destaque
para o 1º de vários sound previews, ao evento mais aguardado do ano: Dub Chapters Vol.1! O Heavy Dubwise dos Vibronics, Web Cam Hi-Fi, Weeding Dub e Jula Jah sound são o ponto de partida para a revolução na cultura dub em Portugal, no próximo dia 28 de Março, no Underground Lisbon! Tudo para conhecer sobre este grande momento, ao longo de todo o mês na ZonaReGGae & @

DUB CHAPTERS VOL.1 – 28 Março – Underground Lisbon

-Inicio do mês, anuncia as habituais novas entradas no BEST of 2009 @ ZonaReGGae, para ouvir na sessão, e visualizar @

ZonareGGae BEST OF 2009 – FEV Top

-O Roots do oldschool em selecção apurada, com Keith Poppin, Tapper Zukie, Lee Perry, Augustus Pablo, Mikey Dread…complementada com o destaque a novos lançamentos, mais um extraordinário trabalho de compilação da Pressure Sounds: Once Upon a Time at King Tubby’s!

As batalhas de palavras entre deejays e de sons entre soundsystems, são uma característica incontornável da cena musical jamaicana. Se nos dias de hoje assumem proporções ridículas e muitas vezes violentas, o facto é que o seu início foi bem diferente e construtivo, com a rivalidade entre os 1ºs soundsystems a originar o nascimento da indústria de gravação jamaicana no final dos anos 50!
Desde então, o competitivo cenário da indústria em Kingston, originou e motivou vários “clashs” entre deejays, e o mais conhecido, renhido e lucrativo aconteceu Once Upon a Time at King Tubby’s, Waterhouse Studio.
Mais precisamente nos anos de 1974-75, com I-Roy e Prince Jazzbo como principais intervenientes, aconteceu a clássica serie de lançamentos 7 polegadas “Straight to the Head”, motivada pelo produtor Bunny Striker Lee, produtor de todas, excepto uma, das malhas que revelaram uma divertida troca de ‘insultos’ entre os dois deejays, que na realidade, eram e continuaram grandes amigos.
A gerar trocas de influências e cumplicidades, nomes como Johnny Clarke, Derrick Morgan, Dirty Harry ou Prince Fari, juntaram-se e tiveram as suas aparições no confronto, todo ele gravado e misturado no estúdio de King Tubby, com excepção do tema “Padlock” gravado por I Roy no Channel One.
Once Upon a Time at King Tubby’s
, é o mais recente trabalho da label britânica Pressure Sounds, e reune pela 1ª vez, todos os “capítulos” desta batalha, que colocou a cena jamaicana em chamas nos anos 70!
Para além das criativas e inspiradas versões, através das quais I Roy e Prince Jazzbo se provocavam e correspondiam, o suporte musical dos The Aggrovators e The Revolutionaries, faz deste, um álbum do melhor roots reggae, inspirado pela vibração e toque dos early days, com o génio da mistura de King Tubby a certificar o brilho musical aqui compilado.
Ainda hoje muitos discutem e questionam, quem saiu realmente vencedor deste despique vinílico, e na realidade a única conclusão leva ao nome do incentivador, Bunny Striker Lee, que nunca mais atingiu um jackpot musical tão proveitoso como este!
Com lançamento agendado para o próximo dia 09 de Março, nada melhor que escutarem e decidirem quem conquistou este friendly clash, celebrado e imortalizado agora pela Presure Sounds como Once Upon a Time at King Tubby’s!
+ infos @

Pressure Sounds
 

A não perder, mais logo@

ZonaReGGae – duas horas de vibrações positivas –
entre as 22h e a midnite nos 102.07 da RUAfm
e ONLINE pelo link:
ZonaReGGae ONLINE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: