ZonaReGGae 07.11.2007@RUAfm


Hoje @ ZonaReGGae,

O início das transmissions deste mês na ZonaReGGae abre com mais uma mega Roots SeSSion, com destaque para: 3 novas reedições do oldscholl acabadas de sair; e para o grande fim de semana de música roots ao vivo em Lisboa que se aproxima!

– Vão certamente ser dias memoráveis para os amantes da música jamaicana, os próximos 08 & 11 de Novembro no Armazém F em Lisboa…Já amanhã, 5ª feira, a session abre em grande com mais uma grande iniciativa da Jah Live Productions, que apresenta pela 1ª vez em Portugal o lendário trio de harmonias, The Abyssinians…a maravilhar e harmonizar o mundo com o seu roots strictly rastafari desde 1968, os Abyssinians viajam até Portugal quase 40 anos depois da criação dos seus eternos clássicos que são já uma fundação e referencia da música reggae! Como se não bastasse, os Black Uhuru com os “reunidos” Michael Rose e Duckie Simpson, acompanham, neste retorno aguardado, em mais uma oportunidade de relembrar os temas que literalmente mantiveram a chama do roots reggae acessa nos anos 80!
+ infos @ jahlive.net (copy/paste @ browser url:)

Com uns dias de absorção e meditação pelo meio, a session prossegue no domingo, 11, com uma viagem ainda mais atrás no tempo, até à fundação da música jamaicana, o mesmo será dizer The Skatalites! As series “Reggae Hits the Town”, são um dos motes “alternativos” da produtora Xuxa Jurássica, para trazer até nós grandes nomes do ska mundial, e dia 11, no Armázem F, os originators do estilo, estão de volta! O Ska, o Rocksteady e o Reggae, começaram todos na mesma raíz, os Skatalites…que hà mais de 4 decádas mantém firme a dedicação e devoção ao verdadeiro estilo dançante da jamaica, apesar de a formação dos originais Skatalites ter existido pouco mais do que ano e meio! Os clássicos continuam lá, intocáveis e sempre abrilhantados pela presença dos “originais” Lloyd Knibb e Lester Sterling, que em conjunto com a nova geração mantêm o colectivo no trono do Ska!
A banda de ska/rocksteady mais revivalista de Portugal, os Contratempos, têm a honra de abrir a noite…nova vocalista e novos temas, são o chamariz para este retorno dos Contratempos às grande noites de ska! Ska is back in Town! Bem haja!
+ infos @ xuxajurassica.com (copy/paste @ browser url:)

– 3 novos reissues de roots na Roots SeSSion de hoje! Em preview, a nova colectânea da Pressure Sounds, com 23 temas raros de um dos grandes desconhecidos do roots jamaicano, Bim Sherman…”Tribulation – Down in Jamdown” reune singles de, e produzidos por Bim Sherman entre os anos de 1974-79, lançados nas suas labels,Scorpio, Sun Dew e Red Sea…sempre que conseguia juntar uns “trocos” para as colocar no mercado…Sem dúvida um lançamento histórico, do momento mais criativo deste roots struggler da música jamaicana…Ainda em preview, a reedição do classico do roots dancehall de 1982, Gunshot, de Anthony Johson…um dos grande álbuns do deejay/produtor Jah Thomas, agora relançado pela “nova” Roots Records, com 5 bonus tracks, entre as quais o nunca antes editado em cd, lado B do clássico “Gunshot”….Em highlight a novos álbuns, o outro lançamento recente da Roots Records:
“U Brown & Friends – U Brown Hit Sound”
Demonstra a história da música jamaicana, que a carreira de um toaster no dancehall, era limitada, e a sensação de um ano, ecplisava-se no seguinte…O mega competitivo mercado da música, obrigava a que os toasters se tornassem produtores…foi assim com os lendários U – Roy, Big Youth, Prince Far I, Mikey Dread, Ranking Joe…e o spotlight deste lançamento da Roots Records, Huford Brown a.k.a. U Brown.
Fã desde sempre do Daddy U Roy, U Brown teve a sua 1ª grande chance no dancehall, a substituir o próprio U Roy num gig do sound de King Tubby. Começou aí a sua carreira, sempre oscilante entre grandes rasta deejay versions, e alguns lovers tunes. Depois de umas breves tours pelos Estados Unidos, U Brown voltou para a terra natal em 1977 e fundou a sua label “Hit Sound”, iniciando as suas produções de roots dancehall para nomes como Carlton Patterson e King Tubby ou produzindo vozes como Barry Brown, Delroy Wilson e Sugar Minnot… “U Brown Hit Sound” reune alguns dos grande singles produzidos por U Brown, alguns dos quais sem reedição há quase 30 anos! O Lovers Rock domina grande parte do set com as vozes de Delroy Wilson, Sugar Minnot, Freddy McKay ou George Nooks, Roots & Culture com as grandes vozes de Carlton Livingston, All Campbell ou Vincent Taylor num grande display de Rub a Dub singers no seu melhor, com alguns deejay takes do próprio U Brown a completarem esta grande edição da Roots Records!
Em destaque hoje @ ZonaReGGae!

Ainda na ZonaReGGae de hoje:

– Em sessão de novidades, apresentamos os primeiros avanços da nova serie de singles dos britânicos Vibronics. Lançados no passado mês de Outubro, a nova serie de três 10” singles, apresenta exclusivamente vocalistas actualmente a viver em Leicester, cidade natal e base de operações da Vibronics crew, e que foi recentemente destacada como a cidade do Reino Unido com maior diversidade étnica e cultural (em 2011 estima-se que 50% da população seja proveniente ou originária de uma minoria etnica).
Para celebrar este marco de diversidade cultural da cidade os Vibronics juntaram Madu Messenger, Echo Ranks, Jah Marnyah, ras Iyahkayah e a newcomer Mellow Baku, para darem voz a 3 novos e heavy bass(ed) riddims! Como sempre a secção de sopros Splitz Horns e as roots percussions de I-Mitri completam esta nova tripla produção dos Vibronics, como sempre acompanhada pelas dub versions!

Eric Smith, Cocoa Tea, The Amharic & Janhoy AllStars….em BEST of @ ZonaReGGae style….

– & Jah Thomas, Mikey Dread, Delroy Williams ou Winston Jarret em roots style… completam a sessão….
As always…aguardando o vosso positive feedback & reaktions @ zonareggae.wordpress.com!
Later on @

ZonaReGGae – duas horas de vibrações positivas –
entre as 22h e a midnite nos 102.07 da RUAfm
e ONLINE pelo link:
mms://stream.radio.com.pt/ROLI-ENC-198

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: