ZonaReGGae 12.09.2007@RUAfm


Hoje @ ZonaReGGae;

-As duas horas em positive style d’hoje abrem com a recordação da passagem dos 20 anos da ‘partida’ do Stepping Razor…O mais rebelde e revolucionário dos Wailers, Peter Winston McIntosh, faleceu no dia 11 de Setembro de 1987, pela arma de um suposto assaltante…Um ‘final’ mais ou menos esperado para um dos artistas jamaicanos mais empenhados em fazer chegar a verdade ao povo, e sem dúvida um dos expoentes máximos do chamado reggae político, Peter Tosh será sempre recordado como um dos grandes mensageiros musicais do secúlo XX…O Mystic Man, a merecer um pequeno tributo na ZonaReGGae de hoje!

– O destaque a novos albuns de volta à sessão, com o highlight a ir para a mais recente raridade recuperada pela britânica Pressure Sounds: Native“Rockstone – Native´s adventures with Lee Perry”

Estavamos em Agosto de 1977, quando o conhecido Boris Gardiner, levou Wayne Jobson ao mítico estúdio Black Ark de Lee Perry, para assistir a uma recording session do britânico Robert Palmer…Na altura Wayne Jobson (voz das quase deconhecidas bandas Native e Little Madness) era um artista de “rua”, que depois de tocar alguns dos seus temas para Lee Perry, o convenceu a marcar uma sessão de gravação no Black Ark, muito por ter convencido o Scratch que era um Indio Arawak!
Foi assim que surgiram a grande maoria dos temas deste “Rockstone”, uma maravilhosa raridade do roots reggae do final dos anos 70, nunca antes lançada! O Roots de “Rockstone” é bem dark, e as letras de Native são muito introspectivas e representativas da vida dura do povo (e do artista…) jamaicano…De resto o estilo unico e particular de gravação e mistura Lee Perry (com a sua mitica mesa de apenas 4 canais…) inundam o som de “Rockstone”, dando um toque único, que ao fim dos 3 primeiros temas, nos transportam para álbums como “Super Ape” ou “Open the Gates”!
Channel One e Randy’s, foram os outros dois estúdios por onde Native passou, para trabalhar com os amigos, Ernest Hoo Kim, Errol Thompson e Jack RubyThe Upsetters e Black Disciples, parecem ser os músicos de serviço, numa colectânea de sons de Native, que conta ainda com a voz de Boston Jack, e de membros dos Little Madness em 2 dos 12 excepcionais temas de roots presentes em Rockstone
Wayne Jobson, nasceu para a música a fazer jams na rua com Peter Tosh e Bob Marley(dois amigos da sua infância), e nos últimos tempos é conhecido por ser um dos mais respeitados DJ de Los Angeles ou pela sua produção do documentário RED X, sobre Peter Tosh, mas com “Rockstone” finalmente Native pode surgir como mais um dos muitos artistas que melhor representam a verdadeira identidade e espirito da Jamaica e sua multiculturalidade! Big Up Everytime para a Pressure, por mais um capitulo de revelação da história da musica jamaicana!
First spins Hoje @ ZonaReGGae!

– Mais um especial dedicado ao álbum de estreia dos One Love Family “Allelujah”, desta feita, através da retransmissão na ZonaReGGae do Especial Bandas RUAfm…Rubrica diária nos 102.07, que destaca um novo álbum por semana. Entre 03 e 07 de Setembro, foi a vez de “Allelujah”, com Jahlu a descortinar interessantes pormenores sobre a “história” e gravação do álbum e a recordar algumas histórias dos One Love Family e do reggae em Portugal! Um trabalho de Pedro Duarte, que a ZonaReGGae tem o prazer de acolher na sessão de hoje em compact style!

Ainda nas duas horas de vibrações positivas:

– Muito roots pela voz de Dennis Brown, Senya, Little Madness ou Ricky Storm, a acompanharem o tributo a Peter Tosh e o destaque a Native…

– Novos sons em dub/soul/hip-hop groove do LVX Collective, com o álbum de estreia “50.5.10”, novo single dos irmãos Stephen & Damian Marley, acompanhados pelo gangsta style de Snoop Dog

– Breve apontamento sonoro a um dos eventos deste fim de semana por Lisboa, com o artista da Trinidade, Cali P, acompanhado pelo DJ Kaprisson a ‘encabeçar’ o cartaz do 1º Aniversário da One Stone Productions…Muitos sounds e flow tuga para ouvir nessa noite de 15 Setembro no Freira Bar (Moita), com destaque para o sempre energético raggamuffin de Prince Wadada!
+ infos deste e outros eventos @
zonareggae.wordpress.com/zonareggae-tips-liveportugal/
(copy/paste @ browser url:)

Também este sábado,15,no Bar JA’H em Almancil, mais uma noite de Reggae (como habitualmente aos sábados, neste novo spot da pouco alternativa noite algarvia…), desta feita com o último (até tempos breves…) Live act do soundystem Jah Army Corporation!
A não perder…como sempre muito roots, dub, versões, e até um tributo sonoro a Peter Tosh! A partir da midnite…Entrada Livre!

No weblog:

O Contest de Setembro continua em rotação! Este mês com o destaque a pertencer aos One Love Family! Temos para ofertar 5 cds/single de apresentação do novo álbum “Allelujah”, cortesia da Som Livre/Anjo da Guarda…Este mês só tem mesmo que responder a 3 questões…vá lá dread, participa aí @
zonareggae.wordpress.com/passatempo-best-of-2006zonareggae/
(copy/paste @ browser urtl:)

Ate jah!
Hoje, entre as 22h e a midnite…ZonaReGGae…sempre em positive style!

ZonaReGGae – duas horas de vibrações positivas –
entre as 22h e a midnite nos 102.07 da RUAfm
e ONLINE pelo link:
mms://stream.radio.com.pt/ROLI-ENC-198
Enjoy & support!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: