ZonaReGGae Reviews “Nutin Na Gwan”


Sylford WalkerNutin na Gwan 2006 Joe Gibbs Europe/Crazy Joe Records

O universo do Roots Reggae está repleto de vozes que, quer por manifesta falta de oportunidades quer por opção de alheamento da pressão capitalista da indústria musical, nunca atingiram o reconhecimento e crédito merecidos. Sylford Walker nascido em St Andrews, Jamaica, em 1957 é um desses nomes.

Apesar das mais de três décadas de dedicação a espalhar as vibes originais do reggae, Sylford Walker é provavalmente conhecido entre o círculo dos amantes do old scholl, através do seu single de estreia, a produção de Joe Gibbs em 1975 “Burn Babylon” e mais recentemente pela álbum “Lamb´s Bread International”,colectânea de temas gravados para o produtor/músico Glen Brown, um reissue da Blood & Fire de 2000.

Apesar do pouco material lançado ao longo dos anos, Sylford Walker manteve-se como uma das vozes mais destacadas do soul na jamaica. Depois de muitos anos retirado da indústria, 2005 testemunhou o retorno e a primeira vez actuação de sempre fora da ilha, a convite do conhecido DJ suiço Asher Selector. Festivais europeus como o Rototom, Riversplash ou o Montreaux Jazz acolheram a visita de Walker com plateias de mais de 30 mil espectadores!

Nutin na Gwan”, lançado em Julho de 2006, marca o retorno ás gravações de estúdio com 13 novas malhas gravadas entre os anos de 2003 -2005, e quem melhor que o man at the control, Joe Gibbs, que deu a estreia a Sylford Walker em 1975 para gravar este novo álbum! Os riddims são originais da cabine de produção de Joe Gibbs entre os anos de 1975-79, e apesar de alguns dos temas serem já bastante influenciados pela era digital, o roots predomina, não fosse uma fulcrais presenças em “Nutin Na Gwan” o lendário engenheiro de som Erool Thompson (falecido em 1983), naquele que foi o último projecto em que trabalhou…

Anthony “Bassie” Hibbert e Bubbler são outros dos nomes importantes na produção e mistura desta boa colecção de roots onde Sylford Walker prova que está á altura de grandes nomes da música jamaicana, não sendo de descurar a qualidade musical das malhas a cargo de nomes como Sly & Robbie, Lloyd Parks, Bobby Ellis ou Vin Gordon entre outros da primeira linha dos músicos de estúdio da segunda metade dos seventies jamaicanos.

Do Good”, “Golden Pen”, “Equal Rights”, “Hear My Plea” ou “Sensimilla” são grandes exemplos de roots reggae, com Sylford Walker, quase sempre acompanhado pelo desconhecido Blacksteal em bonitas harmonias, a trazer mensagens de esperança ,justiça e muita crença em Jah e nos ensinamentos rastafari, ao bom estilo das vozes conscientes do oldscholl roots.

Se a tour europeia no Verão de 2005, não o fez, “Nutin Na Gwan” é certamente um álbum que vai tirar as palavras de Sylford Walker do anonimato, e juntá-las há já eterna mensagem do roots.

Este é sem dúvida mais um bom exemplo do lema “Roots Reggae is a medicine for the world…” máxima da recente label Joe Gibbs Europe (sediada em Paris), que em conjunto com a reactivada Crazy Joe Records (label de Joe Gibbs criada em 1972) tem relançado títulos fundamentais da história que fez de Joe Gibbs o lendário produtor que é (African Dub Chapters; Trinity´s ‘Three Piece Suit’ ou ‘Visions’ de Dennis Brown são “só” alguns desses títulos…)

2 Responses to “ZonaReGGae Reviews “Nutin Na Gwan””

  1. Gabriel Says:

    Terrriblee toda la onda me los voy a escuchar a todoooss!! jeje felicitaciones por el blog Saludos amigo!

  2. Monografias Urgente Compra e Venda de TCC Monografia Urgente Online Brasil e Exterior Says:

    Quality articles or reviews is the important to attract the viewers to pay a quick visit the website, that’s what this web
    site is providing.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: