ZonaReGGae ONLINE Radios Selection

Invenção do final do século 19, a rádio viveu entre as decádas de 1930-1950, a sua era dourada como meio primordial de comunicação humana, na época só suplantada pelo fascínio visual do cinema. O baixo custo, o tamanho reduzido ou a facilidade de transporte, sempre foram mais valias para fazer do rádio um importante instrumento na vida diária das populações das diversas “classes”.
Com o passar dos tempos, e a obsessão pelo mundo tecnólogico, a rádio foi perdendo o seu estatuto, e na actualidade, as estatatisticas, sondagens e os “experts” sentenciam que são poucos os que escolhem o FM para ouvir música….por outro lado os muitos portais e ferramentas que a internet veio disponibilizar na última década, demonstram que se já ninguém quer ouvir rádio, todos querem pelo menos ter a sua própria estação…

No vasto universo de estilos da música reggae, são já inquantificáveis as rádios online existentes…o formato 24 horas non-spot de “despejanço” de temas aleatórios e sem nexo, “rula”…mas, de tempos a tempos, deparamo-nos com alguns projectos que confirmam a potencialidade do novo mundo global tecnológico “internaútico”, como o meio ideal para promover o enorme mundo da música reggae.

Este novo espaço da ZonaReGGae online propõe-se, pausadamente, a divulgar esses inspiradores projectos que, na nossa opinião, melhor exemplificam os tempos modernos desse instrumento fundamental da comunicação humana que é a rádio!

Para inaugurar o espaço, 3 rádios temáticas, onde o spotlight incide sobre 3 lendas vivas do roots – Burning Spear; Lee Scracth Perry e Mikey Dread!

Burning Sound Reggae Radio Station

-Depois de 35 anos que o afirmam como o grande mestre da música roots, Winston Rodney a.k.a. Burning Spear, detêm finalmente o controle da sua arte e negócio, como se percebe com uma atenta visita ao seu BurningSpear.net.
A SUA música, nas suas palavras Vida e Inspiração, está também disponível em formato radiofónico, na recente Burning Sound Reggae Radio Station.

Para além do constante streaming preenchido com clássicos, remixes, raridades, dubs ou temas ainda por lançar, surgem de tempos a tempos especiais, normalmente na forma de grandes concertos ao vivo, actuais e do oldscholl, de Burning Spear! Altamente recomendável!

Radio Scratch

Lee Perry...Upsetting!

Disponível no website Eternal Thunder, 1º spot online dedicado ao perturbante trabalho de Lee Perry, a Radio Scratch iniciou em Março de 2006, um podcast mensal de uma hora, dedicada a uma era específica do trabalho do Upsetter…Com mais de 40 anos de música e acontecimentos bizarros para explorar, o autor Mick Sleeper, selecciona autenticas raridades, acompanhada de interessantes comentários sobre a história de Lee Perry e das suas produções…Um must para os lunáticos do Scratch! O nosso number 1 (até agora…)!

Mikey Dread :Dreat at the Controls

O inovador e DJ original de Reggae em Radio, está de volta às emissões radiofónicas quase 30 anos depois do seu saturday night takeover “The Dread at the Controls”! Aliado ao lançamento do seu novo trabalho Life is a Stage, Michael Campbell, lançou a 21 Fevereiro o episódio 1 do novo podcast na conhecida e enorme Insomnia Radio: “Mikey Dread :Dreat at the Controls”!

Tal como à 30 anos atrás, o roots reggae e as novidades do momento no reggae jamaicano são os destaques do rebirth de Dread at the Controls! Realizado, produzido e apresentado pelo próprio Mikey Dread, um confesso adepto das novas tecnologias, Dread at the Controls vale para além de tudo isto, pela possiblidade de voltar a ouvir alguns dos jingles mixados no estudio de King Tubby!…agora em formato digital. Eterno, histórico e mais que recomendável!


Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 55 other followers

%d bloggers like this: