ZonaReGGae Reviews…Kiddus I-Green Fa Life [2009 Grass Yard Productions/Makafresh]


OUTERNATINAL VERSION!!! @ MSPACE BLOG [SOON COME!]

Se há algo que define uma figura de culto no mundo da música, é a capacidade de estas raramente comprometerem os seus princípios, crenças e originalidade. Noutras palavras, a figura de culto nunca se vende à indústria musical de massas, e por muito pequeno que seja o grupo de seguidores do seu trabalho, consegue destes um respeito incondicional, que a maioria das estrelas fabricadas, não imagina sequer existir!

Envolto na sua enigmática e profunda interpretação em estúdio do tema Graduation in Zion, incluída no filme jamaicano de 1978 ‘Rockers’, Kiddus I é uma das mais carismáticas figuras de culto da música jamaicana.

Nascido Frank Downing em 1954, Kiddus I adoptou o seu nome da expressão Amarica, que significa ‘O Abençoado’, algo que fica bem claro ao ouvirmos a sua inimitável voz, e atentarmos à sua lírica inteligente.

Membro do grupo Ras Michael & The Sons of Negus durante toda a década de 70, Kiddus I sempre escolheu manter-se afastado do estrelato e do asfixiante mundo dos produtores e promotores.
Nos anos 70 gravou alguns dos mais raros singles na actualidade, juntamente com Aston Barret, e para além do seu mais conhecido tema ‘Graduation in Zion’, teve uma breve parceria com Lee Perry, gravando no Black Ark, singles como ‘Security in the Streets’, tema gravado em reconhecimento ao Tratado de Paz em ’78 entre os líderes dos gangs políticos rivais.

Membro activo do Peace Movement, Kiddus I foi desde sempre um defensor dos direitos do povo, e as suas letras constantemente revelaram uma faceta de luta pela liberdade e emancipação.
Claramente à frente do seu tempo, ficou claro que a sociedade não estava preparada para os seus agressivos e complexos comentários políticos e sociais, e depois de uma série de singles pela sua Shepherd label, Kiddus I manteve-se afastado da indústria musical durante várias décadas.

Quase 40 anos depois, e como que pronto para trazer finalmente a todo o mundo a sua mensagem, infelizmente, mais actual do que nunca…Kiddus I resurgiu no ano de 2005, com o seu 1º álbum, na familiar e intimista série acústica Inna de yard.

[Kiddus I & Earl ‘Chinna’ Smith-Where are You Going]

Uma das muitas extraordinárias colaborações do produtor/guitarrista Earl ‘Chinna’ Smith, com grandes lendas do roots reggae, Inna de Yard, levou Kiddus I até palcos na Europa e Estados Unidos, apresentando-o pela primeira vez ao vivo a muitos daqueles o reconheceram ao longo das décadas como figura de culto do roots jamaicano!
Desde então Kiddus I tem regularmente dado o seu contributo para o revivalismo dos princípios e música reggae original, disponibilizando em 2007 pela label japonese Dub Store, uma extraordinária antologia das duas produções entre 1978-80, intitulada ‘Rockers – Graduation in Zion’.


Também em colaboração com Chinna Smith, muitos veteranos e newcomers da cena reggae, juntou-se á Grass Yard Productions, onde sempre no ambiente familiar da casa de Chinna Smith, cria-se música inspirada nas origens, e também outros projectos como o documentário:

[‘GYP AllStars starring the Inna de Yard Project’ trailer!]

Entre os anos de 2006 e 2008, junto de músicos como Leroy ‘Hoursemouth’ Wallace, Robbie Lyn,’Eggie’ Evans ou ‘Chinna’ Smith, foi lá que se criou também o 1º álbum de estúdio de Kiddus I, Green Fa Life!

Lançado neste ano de 2009 pela Grass Yard Productions e Makafresh, Green Fa Life é acima de tudo uma demonstração da habitual lírica política, forte e incisiva de Kiddus I. A sua poderosa e cativante voz, ao longo dos 13 temas do novo álbum descortina também as suas (e dos seus companheiros de gravação) influências, misturando reggae moderno com Soul, Rock n Roll, jazz, country folk ou Blues!

È impressionante notar que a voz de Kiddus I mantêm-se ta e qual como o ouvimos no filme ‘Rockers’, e em conjunto com as suas letras, esses são os pontos centrais de um álbum que pelo seu sentimento universal, ultrapassa as barreiras impostas por definições de géneros musicais!

A title track Green Fa Life, foi como que escolhida para chamar a atenção para a actual problemática ambiental.
As mensagens para os líderes mundiais e os apelos para a consciência do papel de cada um neste mundo, não param ao longo de temas como: Chattin, War, Money ou Tune In.

Como que demonstrando uma suplementar capacidade de fazer passar a sua força interior através do seu timbre vocal único, Kiddus I transmite esperança e força de vontade através das malhas: Differente Strokes, The Line, Love of the Father ou o nosso tema de eleição em Green Fa Life, When We Get Togheter!

Destaque musical também para Rock Rock Rock, onde o blues e o boggie norte-americano, com um felling bem jazzy, fecham numa disposição bem positiva e alegre este grande álbum de Kiddus I!

Um excelente trabalho deste ‘mito’, da era do rockers, finalmente no caminho certo para ser finalmente reconhecido como o grande artista que sempre foi!
Para os puristas do roots reggae, a não perder também as próximas novidades de Kiddus I, para breve o lançamento de Rocking Rebel vol.1/2, colectânea de raridades da era dourada do roots, onde vão poder ouvir entre muitas músicas nunca lançadas, a title track Rocking Rebel, originalmente escrita para figurar no filme ‘Rockers’!

+INFOS@
KIDDUS I

GRASS YARD PRODS

MAKASOUND

INNA DE YARD

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 55 other followers

%d bloggers like this: