ZonaReGGae Reviews…Dubkasm -Transform I [2009 Sufferah’s Choice Recordings]


OUTERNATINAL VERSION!!! @ MSPACE BLOG [SOON COME!]

Um dos mais surpreendentes lançamentos de estreia deste ano, Transform I, primeiro LP dos Dubkasm, inova pela originalidade da mistura de UK Dub com sonoridades tradicionais do Brasil!

Formados em 1994, pelo músico/produtor brasileiro Digistep e pelo coordenador/promotor do projecto DJ Stryda, os Dubkasm nasceram envolvidos pelos primórdios do Digital Dub britânico.
Ao lançamento de estreia, Chemical Reaction Dub, seguiu-se uma serie de edições em formato single, 10 e 12 polegadas, que firmaram a presença dos Dubkasm na cena underground britânica, com rotações assíduas em sounds de renome como Jah Shaka, Aba Shanti-I ou Iration Steppas!

As produções independentes lançadas pela própria label, Sufferah’s Choice Recordings, sempre apresentaram um cunho revivalista, onde os rockers dos 70Ts jamaicanos e as pesadas basslines do steppers moderno se fundem, através do excelente trabalho de sound engineering de Digistep.
Actualmente a viver na cidade de Trancoso no Brasil, Digistep trouxe para este ano de 2009, uma nova e original textura ao som dos Dubkasm, criando uma autêntica, Brasil meets Bristol combination para o LP de estreia do colectivo: Transform I.

Lançado no passado mês de Abril, Transform I apresenta uma original mistura de Roots, Digital Steppers e Dub instrumental com batidas nyahbingi, Samba e muitos outros ritmos brasileiros!

Desde a intro nyahbingi style, que se percebe a presença das raízes jamaicanas e brasileiras, envoltas num clima espiritual de Transformação….O single de apresentação, lançado no inicio do ano, From the Foundation, abre o álbum. Um extraordinário roots tune, onde o transe do birimbau, acompanha a extraordinária voz de Dub Judah, uma das muitas presenças de destaque em Tranform I!

Para os amantes do Roots reggae, clássicos UK Roots tunes como More Jah Songs, com o veterano Tena Stelin; There´s a Love pela voz de Christine Miller ou os épicos, Touch I Heart e Respek I-Spek com Afrikan Simba e o veterano do Studio One, Levi Roots; todos são excelentes temas, com destaque para estes 2 últimos, alinhados em discomix style, no poderoso Rockers style do Heart Salute riddim, lançado em 2008 em formato 12’’.

Bem inédito é o tema Moses, onde instrumentos tradicionais do Brasil como a zazumba, cuica e o cavaquinho, criam em conjunto com o safoxone de Digistep, um original ambiente nyahbingi, para os cânticos rastafari de Ras B.
A língua portuguesa surge pelas vozes combinadas de Ras Bernardo e Jeru Banto, na title track Transformai, tema rockers dubwise perfeito para o flow destes 2 conhecidos MCs brasileiros.

Outra voz em destaque é Ras Addis, colaborador de longa data dos Dubkasm, que introduz os clássicos UK Dub presentes no álbum, Strictly Ital, City Walls e Hail Jah. Três das produções mais heavyweight bassline, só mesmo superadas pelas sonoridades mais sombrias de Zulu Dawn e Babylon Ambush, inspirações claras na tradição de Iration Steppas!

Destaque também para pérolas instrumentais como Sangue Brasileiro, Nyah Keith (onde Digistep demonstra a sua mestria no safoxone) e Foundational Dub, versão dubwise da malha de abertura, que encerra em grande este lançamento de estreia dos Dubkasm!

Gravado no Dubkasm studio no Brazil, e completado em estúdios longínquos em Londres, Bristol, Nothingam ou até na Noruega, Transform I, proporciona uma transformação espiritual e sonora para as mentes mais abertas e receptivas, a novas sonoridades de fusão no mundo da música roots reggae moderna!
Não só uma excelente combinação musical, Transform I demonstra igualmente o grande trabalho de parceria entre Digistep e DJ Stryda, este último autor do altamente recomendado, programa radiofónico Sufferah’s Choice, há mais de 10 anos na Passion Radio Bristol!!!!

[TRANSFORM I trailer!]

+INFOS@
DUBKASM

&
DJ Stryda

&
Digistep

About these ads

Tags: , , , , ,

One Response to “ZonaReGGae Reviews…Dubkasm -Transform I [2009 Sufferah’s Choice Recordings]”

  1. ZonaReGGae 25.11.09 @ RUA FM & Inforeggae.pt « ZonaReGGae Says:

    […] Duas Horas de Vibrações Positivas@RUAfm « ZonaReGGae Reviews…Dubkasm -Transform I [2009 Sufferah's Choice Recordings] ZonaReGGae Playlist 25 Novembro 2009 […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 55 other followers

%d bloggers like this: